Palestrante
Rafael Bolacha é ator, produtor e apresentador – Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Produção e Política Cultural pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Docência e Diversidade.
Após descobrir-se soropositivo – em dezembro de 2009 - iniciou o Projeto “Uma Vida Positiva” que aborda a temática do HIV/AIDS em variados segmentos: blog, livro, programa de webRádio, palestras, espetáculo de dança, cinema e vídeos online. Participou de eventos literários: “Caminhos da Leitura – Feira de livros” por cidades no interior de SP; 4º Salão da Leitura de Niterói; “FLI - BH”, Circulação por bibliotecas parque do estado do Rio de Janeiro, FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Integrou umas das mesas no “XI Seminário LGBT do Congresso Nacional”, “Integrou a mesa de abertura do “DIVERSA” na casa de cultura Venda Nova em Belo Horizonte e foi um dos palestrantes na “I Conferência Internacional de Diversidade e Turismo LGBT da Câmara de Comércio em São Paulo”. Em 2018 participou em uma das mesas do evento “Mostra de todos os Gêneros do Itaú Cultural” em São Paulo e o 2º Congresso da ABRAFH em Brasília.
Conversou com alunos de instituições como:
Columbia University – NY, USP Ribeirão Preto, Universidade FASE de Petrópolis, UFF, ESPM-SP, UFMG, UESC em Ilhéus, e Metodista além de grandes empresas como Vale, HPE, Barilla do Brasil, Bloomberg, Johnson e Johnson, entre outras.
Abordou o tema em diversas mídias: Marília Gabriela (SBT), Mulheres e Jornal da Cidade (Gazeta), Jornal da Globo (Rede Globo), Jornal da Band, Canal Futura, além de matérias em jornais (O Globo, A Cidade) e revistas (Veja, H Magazine, Júnior).
Em 2017 escolhido como uma das personalidades importantes do Estado de São Paulo nas questões LGBTs pelo site deolhonapolitica.org
Um dos integrantes da campanha premiada com o Cannes: O Cartaz HIV Positivo. Integrou também os projetos e campanhas:
- “Vida Sem Dúvida “ da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo;
- “Deu Positivo, e Agora?” da UNAIDS;
- "Indetectável" do Ministério da Saúde
- "Participathivos" da GSK
- "Youtubers e HIV" documentário da Agência AIDS de notícias.
PALESTRA/ BATE-PAPO
De forma leve é abordado, com propriedade, os acontecimentos atuais em torno do contexto humano e social do HIV/AIDS, aproximando da realidade do ouvinte, informando-o e o fazendo pensar.
Muitas vezes não basta apenas ensinar sobre prevenção se não é gerado interesse no indivíduo, Bolacha aproxima seu diálogo dos participantes gerando esse interesse pela informação e colaborando na saúde e bem-estar.
Sua palestra/bate-papo é adaptável ao público presente mas, de forma geral, alguns tópicos abordados são:
- A leitura e a escrita como válvula de escape
- Questões sociais e psicológicas de quem vive com HIV
- A medicação e seus efeitos
- o estágio de aceitação
- O serviço Público de saúde – suas qualidades e deficiências
- A Mandala da prevenção (Pep, Prep, Teste, adesão, preservativos, etc)
- Indetectável=Intransmissível
- Preconceito
- Relacionamentos
Também é possível exibir o curta "DIA 1" durante a atividade.